terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Masters de judô

No último fim-de-semana aconteceu o Masters de judô, disputado no Cazaquistão com os 16 melhores do mundo em cada categorias. O Brasil terminou com a segunda melhor campanha, atrás somente do Japão, com dois ouros e quatro bronzes.

O que vou escrever aqui não tira em nada o mérito da campanha brasileira, que foi muito boa. Mas é legal ir com calma, não pensar que vai chover ouro na Olimpíada. A Mayra ganhou ouro, foi espetacular, chega a Londres como favorita a uma medalha, foi medalhista nos últimos dois mundiais, mas não é favorita ao título em Londres. Ela fez quatro lutas no Cazaquistão, três contra atletas regulares,que nem estão entre as 10 do mundo, e uma contra a sexta do mundo, uma chinesa que derrotou a Ogata, favorita ao ouro, na semifinal.

Mayra medalha em todas as competições que participa e por isso acho que vai chegar a Londres como favorita a medalha. Mas não consegue vencer a Ogata. Ela vence atletas que conseguem vencer a japonesa, mas perdeu as cinco lutas que fez contra a líder do ranking mundial. A própria Rosicleia disse que o Brasil tem uma pendência com as japonesas.

O outro ouro foi de Rafael Silva, acima de 100kg. Foi muito bem, claro, ganhou do número dois do mundo, fez um campeonato espetacular, mas o principal lutador do peso, o francês Teddy Rinner, pentacampeão mundial, não esteve no Masters.

Mayra e Rafael chegarão a Londres como candidatos ao pódio. Mayra ainda mais, é favorita. Rafael é um forte candidato, mas ainda precisa mostrar mais agressividade em suas lutas. Seu ponto forte é a calma e tranquilidade, não costuma se afobar. Mas esse também é seu ponto fraco, quando está perdendo a luta também não mostra agressividade para virar.
O Masters, na teoria, reuniu os 16 melhores do mundo em cada categoria,mas muitos deles não viajaram, como foi, inclusive, o caso do brasileiro Leandro Guilheiro.

O judô brasileiro cresceu muito nos últimos anos, chegará em Londres com cinco ou seis favoritos ao pódio e outros três ou quatro fortes candidatos. O Masters foi um campeonato legal, mas os dois ouros podem enganar. Vamos com calma, com calma.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Guilherme
    v. está meio rigoroso demais com a mayra (talvez com rafael); olhe só: as 3 primeiras lutadoras derrotadas pela Mayra estão entre as 16; como acontece tb com a lutadora que eliminou a Harrison, nº 3 e rival direta da Mayra; e nossa judoca ganhou as 3 lutas por ippon praticamente na 1ª entrada.......e a chinesa da final é "apenas" a campeã olímpica (mais importante que o ataul 6º do ranking)
    sobre o Rafael...........concordo que falta "drive", mas ele erra cada vez menos; o as lutas dele contra o Ryner talvez sejam as mais duras para o frances neste último ano.......
    abcs

    carlos oliveira

    ResponderExcluir
  2. Fala Carlos,

    Talvez tenha sido rigoroso sim, afinal ela foi campeã com quatro ippons. Mas é que veio tanta gente falar que ela vai ganhar ouro em Londres que é melhor ir com calma. Chances ela tem, claro, mas ela não é favorita. Ela ""só"" venceu um torneio importante, mas Ogata venceu quatro ou cinco iguais a esse.
    A chinesa é campeã olímpica assim como a romena que aSarah já ganhou duas vezes também é campeã olímpica. Muito bom, animal, concordo.
    A Mayra é uma BAITA JUDOCA, vai ganhar medalha em Londres, mas calma...O ouro é muito difícil!

    Os resultados foram espetaculares mas vamos com calma, muita gente já colocou ela como campeã olímpica...

    Valeu Carlos, comente sempre!

    ResponderExcluir
  3. E aí, Guilherme, tudo bom?
    Tenho acompanhado diariamente o seu blog e quase sempre concordo com vc, mas dessa vez acho q eu sou um pouco mais otimista.
    Em todo caso, é mto bom ver o Brasil com seis, sete judocas top mundiais. E é aquela tal história, quanto mais atleta brasileiro com grandes chances de bons resultados, maior é a probabilidade de efetivamente conseguirmos várias medalhas.
    E, não sei não, mas acho que em 2012 teremos ouro olímpico para o Brasil, hein...
    Abraço!

    ResponderExcluir