quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Retrospectiva tênis


Um ano do quase no tênis. Thomaz Bellucci foi quase top 20, quase chegou a uma final de Masters 1000, o Brasil quase voltou a elite da Copa Davis, quase foi ouro no Pan...Mas de concreto mesmo podemos dizer que 2011 foi muito parecido com 2010 em termos de resultados, tanto no masculino como no feminino.

THOMAZ BELLUCCI
Bellucci terminou o ano em 37º do ranking mundial e em teve um grande torneio na temporada, o Masters 1000 de Madrid, vencendo Berdych e Murray, caindo só na semi para Djokovic, depois de estar vencendo a partida. Antes, havia sido semifinalista do atp 500 de Acapulco. Depois, caiu muito no ano, não conseguiu uma boa série de vitórias e quase saiu do top-40. Ao termino da temporada, terminou sua parceria com Larri, ex-técnico de Guga, e iniciou com o argentino Daniel Orsanic.

MELLO
Outro top-100 do Brasil no ano foi Ricardo Mello, que encerrou o ano em 85º. Começou muito bem a temporada, foi semifinalista na Costa do Sauipe e ganhou alguns jogos em competições de Masters 1000. Venceu um jogo em Winblodon e terminou a temporada participando de challengers pela América Latina, se mantendo entre os 100 primeiros.

OUTROS
João Souza,o Feijão, chegou a uma semifinal esse ano e quase terminou o ano entre os 100 primeiros, ficou em 104. Rogerinho teve alguns momentos bons, mas não alcançou o top-100, fechou em 124º. Outros quatro brasileiros terminaram no grupo dos 300 melhores, mantendo a média dos últimos anos.

COPA DAVIS
Pela terceira vez seguida, o Brasil ficou a apenas uma vitória da vaga no Grupo Mundial da Copa Davis. Dessa vez, apesar de enfrentar o forte time russo, muito melhor que Equador e Índia, os adversários dos dois últimos anos, a vaga ficou ainda mais próxima. Bellucci teve matches points mas não conseguiu fechar o jogo e, após cinco horas de partida, foi derrotado. No quinto jogo da série, Ricardo Mello até que tentou, demorou para entrar na partida mas depois conseguiu atuar de igual para igual, mas perdeu para Tursonov.

PAN
Pela primeira vez desde 95, o Brasil termina um Pan sem medalha de ouro. Rogerio Silva foi o que chegou mais próximo, ao ficar com a prata em simples. Nas duplas mistas, bronze para ele, ao lado de Ana Clara Duarte.

FEMININO
Mais um ano ruim do tênis feminino brasileiro, que termina mais uma vez sem nenhuma vitória em torneios WTA. Roxane é a única entre as 300 do mundo, terminou em 298º.Vivian ficou em 302º e Teliana em 334º. Na FED Cup, a equipe brasileira não só ficou longe do acesso para a segunda divisão do grupo mundial como quase caiu para segunda divisão das Américas.

DUPLAS
Nos últimos anos, as duplas brasileiras tem representado o Brasil muito bem no circuito. Em 2011, Bruno Soares e Marcelo Melo começaram o ano muito bem, venceram alguns torneios ATP mas não conseguiram a vaga no Masters, que reuniu os oito melhores da temporada. No fim do ano, eles anunciaram o fim da dupla.

RUMO A LONDRES
56 tenistas se classificam para a Olimpíada pelo ranking mundial, com limite de quatro por país. Se os Jogos fossem hoje, Bellucci e Mello estariam classificados. Nas duplas, se os Jogos fossem hoje, Bruno e Marcelo estariam classificados mas, com o término da dupla, devem perder essa vaga.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário