quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Retrospectiva Polo Aquático


As seleções de polo aquático tiveram um ano regular. Não conseguiram nada além do que se esperava, mas também não decepcionaram. As duas foram bronze no Pan e ficaram em 13º e 14º no Campeonato Mundial. Era o que se esperava. Em 2012, disputa o pré olímpico mundial com remotas chances de classificação.

MUNDIAL
o Brasil, com uma preparação pífia, ficou em 14º lugar tanto no masculino como no feminino, piorando um posto da última edição, em 2009.
O time masculino tinha tudo para se classificar para segunda fase. O Japão era um time que, na teoria, dava para vencer. O Brasil começou bem, mas caiu no terceiro e quarto quartos e foi derrotado. As derrotas para Croácia e até mesmo para o Canadá eram esperadas. Depois, venceu a África do Sul e por fim perdeu para o Cazaquistão.
As mulheres pegaram um grupo mais complicado. Caíram diante da Rússia e da Grécia, que foram semifinalistas, a segunda saiu com título da competição. Perderam para Espanha, depois venceram um difícil jogo com África do Sul e depois caíram diante do Cazaquistão.O grande jogo do Brasil foi contra a Grecia. O jogo foi de igual para igual, com os dois primeiros quartos terminados empatados. A seleção chegou a ter, no último quarto, uma chance de empatar o jogo em 8 a 8, com uma jogadora a mais. Não aproveitou.No fim,11 a 8.

PÉSSIMA PREPARAÇÃO
Acho errado usar o Mundial como preparação para o Pan, mas foi isso que foi feito. Foi prometida uma participação na Liga Mundial, cancelada. Depois, uma viagem para Europa, também cancelada. A preparação foi feita em Bauru, sem amistosos sem torneios sem nada. Enquanto isso nossos adversários jogavam e treinavam juntos.
Enquanto isso, o time feminino ficou na mesma décima quarta posição, com os mesmos problemas do masculino, sem amistosos, sem competições sem nada. Aliás,até os treinos foram complicados, já que metade da equipe joga no Rio.

BRONZES NO PAN
Medalha de bronze para homens e mulheres, resultado esperado. Os homens até sonhavam com a prata, sabiam que teriam um jogo difícil mas ganhável com o Canadá na semi. Estavam vencendo por 4 a 1 mas deixaram virar, 8 a 6. Na luta pelo bronze, medalha garantida sem grandes dificuldades. Bom também o time ter jogado bem contra os EUA, levaram a partida bem e perderam por 8 a 5 para o time que seria campeão e gsarantiria vaga na Olimpíada.
No feminino, a luta era mesmo pelo bronze, já que Canadá e EUA estão muitas braçadas a frente. A vitória sobre Cuba no bronze foi o troco de 2007,quando as cubanas calaram o Julio Delamare. Importante falar da emocionante final entre EUA e Canadá no feminino, decidida somente nos pênaltis. E quantos pênaltis, 20 a 19 para as americanas, que ficaram com o ouro e a vaga olímpica.

TENTATIVA DE CRIAÇÃO DA LIGA
O ano foi bastante movimentado na política do polo aquático brasileiro. Os clubes tentaram uma união para organizar uma Liga particular, sem a chancela da CBDA, algo que não conseguiram, ao menos por enquanto.
A verdade é que a CBDA, por diversos motivos, dá pouca atenção ao polo aquático, o esporte chancelado por ela que dá menos medalhas olímpicas.

LIGA NACIONAL
O Fluminense-BNY Mellon conquistou pela primeira vez o título da Liga Nacional Correios-Bradesco de Polo Aquático, ao derrotar o Pinheiros por 10 a 6 (FFC 2 x 1 ECP / 4 x 0 / 3 x 2 / 1 x 3). E o título veio de maneira brilhante, invicto, com 17 vitórias em 17 jogos. Na decisão da IV Liga Nacional, o Tricolor carioca se vingou de três derrotas seguidas para o adversário, que lutava pelo tetracampeonato. Somadas, as duas equipes contam com nove dos 13 jogadores da seleção nacional no Pan do México.

2012 TERA INÍCIO RECHEADO
As equipes disputam já em janeiro o Pan-Pacífico da modalidade, em preparação para o sul-americano, em março, e para o pré olímpico mundial em abril. O time masculino ainda tem uma viagem para Croácia, em 15 dias de treinamento. O time feminino joga, em fevereiro, a Liga Mundial, na fase das Américas.São quatro meses importantíssimos para as equipes, que tanto reclamam da falta de ritmo de jogo contra países do primeiro mundo. Tempo para pegar experiência, aprender mais, trazer para o Brasil novas técnicas e táticas.

BASE
O maior título da seleção brasileira em 2011 veio da base. A equipe brasileira masculina junior conseguiu a medalha de ouro de forma invicta no pan-americano junior da modalidade, disputado em Porto Rico. A seleção venceu duas vezes os EUA e uma o Canadá, além de vitórias em outros quatro jogos contra as demais seleções para alcançar o título.
No feminino, a equipe feminina ficou em 13º no mundial junior enquanto o time masculino ficou em 12º.

RUMO A LONDRES
A última chance das seleções brasileiras se classificarem para a Olimpíada de Londres é pelo pré olímpico da modalidade, São 12 seleções e apenas três vagas em disputa, o que deixa a vida das seleções brasileiras complicada. A classificação é muito complicada, mas valerá a participação no torneio em busca de experiência e quilometragem contra as melhores seleções do mundo,

LEIA MAIS NO BLOG
Especial Mundial de Polo Aquático
Tentativa da criação da Liga

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário