segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva levantamento de peso


Um ano histórico para o levantamento de peso, com a medalha de ouro de Fernando Saraiva nos Jogos Pan-Americanos, inédita. Entretanto, o esporte segue apenas engatinhando por aqui e o país não conseguiu nenhuma vaga olímpica até o momento, que poderá vir no pré olímpico continental em 2012.

FERNANDO SARAIVA OURO
Esparava-se uma medalha de bronze, talvez uma prata. Mas Fernando Saraiva conseguiu um resultado espetacular de 410kg e levou a medalha de ouro, com recorde pan-americano na categoria 105kg, inédita para o Brasil.
No mesmo Pan, Welisson fez uma boa participação, levantou 325kg no total e ficou a apenas um quilo da medalha de bronze. Jaqueline e Liliane ficaram distantes da inédita medalha no levantamento feminino.

MUNDIAL
O Brasil foi com um time grande para o Mundial da modalidade, disputado em novembro, mas voltou sem a vaga olímpica.
Aline ficou em 20º na categoria até 48kg, Rosane em 27º até 53kg, Liliane ficou em 30º até 69kg e Jaqueline conseguiu a melhor colocação no feminino, em 18º até 75kg. A caçula da delegação, Mayara Gomez ficou em 23º acima de 75kg. No masculino, Welisson ficou em 21º,Fernando Saraiva 17º, Douglas Costa não completou no arranco e Rafael Machado foi penúltimo.
Com isso, no ranking por países, o Brasil ficou em 32º no feminino e 43º no masculino, ficando sem vaga olímpica.

RANKING MUNDIAL
O foco da maioria dos brasileiros era o Pan, por isso as principais marcas foram feitas em Guadalajara não no mundial. Fernando Saraiva, por exemplo, ficou em 14º no ranking mundial acima de 105kg. Welisson, com a marca do Pan, ficou em 38º no ranking.

RECORDES BRASILEIROS
A modalidade ainda está muito fraca no país, o que se pode ver pelos recordes brasileiros, que algumas vezes o recorde mundial feminino no mesmo peso é maior que o recorde nacional. O recorde mundial até 58k para mulheres é quase 50kg acima do recorde brasileiro até 56kg MASCULINO, que atualmente pertence a Luis Eduardo Santana.
Em 2011, tivemos alguns recordes brasileiros. Welisson até 77kg, com 325kg, marca inclusive maior que o recorde nacional até 85kg. Douglas Costa quebrou o recorde nacional até 94kg, com uma marca apenas dois quilos maior que o recorde de Welisson em categoria quase 20kg abaixo.
No feminino, Mayara Gomez quebrou o recorde nacional acima de 75kg, mas com uma marca ainda ruim,abaixo do recorde nacional de Jaqueline até 75kg,

BASE
Foi disputado em Guadalajara, como evento teste para o Pan, o pan-americano sub-20 de levantamento de peso. O Brasil levou três bronzes, na categoria acima de 75kg, com Monique Lima, numa categoria que apenas três atletas participaram.Mateus Machado conseguiu o melhor resultado, ao ser prata no arranque enquanto Mayara Gomez e Vinicius Pereira ganharam um bronze cada.
Há muito tempo o Brasil não levava uma equipe grande para um campeonato mundial.A seleção foi com oito atletas para o mundial sub-17, em Lima, no Peru. O melhor resultado tinha tudo para ser o de Gabriela Propodosk, que foi sexta colocada no arranco na categoria pesada. Entretanto, ela zerou o arremesso e acabou na 10ª e última posição. Carlos Gomes foi o melhor, em 13º na categoria até 50kg.

RUMO A LONDRES
As chances de o Brasil se classificar para Olimpíada é pelo pré olímpico continental, que será na Guatemala. O Brasil pode conquistar uma vaga no masculino e uma no feminino, isso se ficar entre os seis primeiros colocados na competição por equipes. O Brasil deve conseguir a vaga e essa vaga deve ir para Fernando. No feminino, o Brasil também deve conseguir a vaga pois muitos países já a conseguiram pelo mundial- EUA, Canadá,Rep Dominicana, Venezuela,Equador e Colômbia.

LEIA MAIS NO BLOG
Especial Mundial de levantamento de peso

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário