Na semana do mundial de atletismo, em que comento várias vezes durante o dia no twitter)@brasilemlondres) e que domingo terá um especial no blog, a Confederação Brasileira de atletismo e de natação divulgaram as equipes para o Pan de Guadalajara.
Claro que a competição mais importante do ano é o mundial. O de natação foi em julho e acabou com o Brasil um pouco abaixo do esperado, e o de atletismo está acontecendo na Coreia,com os brasileiros indo um pouco melhor que o esperado, com, até o momento, quatro finais e cinco semifinais, incluindo o brilhante ouro de Fabiana Murer.
Porém, o Pan é muito importante para essas duas modalidades, não só em termos de mídia e atenção do público, mas também pelo nível que as provas terão. Ao contrário do que muitos pensam, apesar dos EUA não levarem seu time titular para a competição, teremos provas de alto nível nas duas modalidades. Basta ver os resultados do mundial de atletismo, em que atletas da Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Trinidad Tobago, Granada entre outros se destacam e vão estar no Pan.
A natação vai com o objetivo de superar os 10 ouros do Pan do Rio. E com real condição de conseguir. A seleção norte-americana ainda não está definida, mas deve ser uma mescla entre time B e C. Ou seja, entre o terceiro e sexto melhores nadadores do país, o que não é um nível fraco visto a tamanha potência do país no mundo. Em algumas provas, os americanos que vão são top-1o ou top-15 do mundo.
Thiago Pereira
Thiago Pereira vai com o objetivo de 9 medalhas de ouro. Nos 200m e 400m medley,200m peito,100m e 200m costas,200m livre e os três revezamentos. É possível levar ouro em todas as provas, mas precisa estar bem preparado. Muito bem preparado. Ao menos, dessa vez, não precisa disputar as semifinais, já que o programa do Pan terá só eliminatórias e finais.
200 m e 400 m medley, 200m peito parece barbada. 200m costas, 4x100m livre favorito absoluto. 200m livre e 4x100m medley e 4x200m livre dá para ganhar.Os 100m costas é a prova mais complicada, mas não duvido que ele ganhe. Vamos ver se ele chega bem a competição.
Ele é um nadador completo e está com o foco em Londres, na prova dos 200m medley.Mas quer fazer história no Pan.
Outras provas masculinas
Nas outras sete provas, o Brasil tem chances reais de ouro nos 50m e 100m livre, nos 100m e 200m borboleta e nos 100m peito. Acredito que os 400m e 1500m livre o Brasil não consiga o ouro, mas dá para chegar ao pódio. Portanto, acho que os 10 ouros de 2007 serão superados.
Mulheres
No feminino, a natação voltou no tempo. O tão sonhado ouro inédito, que literalmente escapou com o doping de Rebeca Gusmão em 2007, não deve vir. As principais esperanças são nos 50m livre, com Flavia, e 100m costas, com Fabiola Molina. Daynara, nos 100m borboleta, pode acreditar no ouro, dependendo das americanas que forem.
Acho que o time feminino, infelizmente, vai ganhar menos medalhas que em 2007, deverão ser entre sete e dez, por aí.
Foco já foi
O que eu acho que a natação acertou esse ano é que o Pan não foi a prioridade. Em 2003, o mundial foi disputado duas semanas antes do Pan e o Brasil não levou quase ninguém. Em 2007, o mundial foi em março, mas o foco da maioria foi o Pan do Rio. Agora, 2011, o foco do ano já passou, muitos vão disputar Guadalajara como se fosse outra competição qualquer. O Pan passou de foco para preparação rumo a Londres.
Revezamentos
Por fim, os revezamentos terão MUITA IMPORTÂNCIA em Guadalajara. Será a principal chance do 4x100m medley e 4x200m livre se garantirem em Londres. Para isso, é preciso fazer um dos quatro melhores tempos entre os não classificados pelo mundial(foram 12 equipes). Além disso, o tempo feito precisa ser melhor que o 10º colocado em Xangai. Os times masculinos com certeza vão se classificar. Já o feminino...torço para que sim, mas o 4x100m livre precisa que todas nadem para 55s e o 4x100m medley precisa melhorar em todos os estilos.
ATLETISMO
O atletismo está num ano melhor do que 2009 e 2010, que foram para esquecer em todos sentidos. Apesar disso, não será fácil superar os nove ouros conquistados no Rio em 2007.
Algumas provas terão nível altíssimo em Guadalajara, como as de velocidade, arremessos e lançamentos no feminino, saltos nos dois sexos e as provas combinadas. Mesmo sem o melhor time dos EUA, é capaz que seja o melhor Pan de todos os tempos.
Fabiana Murer, Maurren Maggi e os dois revezamentos 4x100m são favoritos ao ouro. Quem também tem tudo para ganhar o Pan é Kleberson Davide nos 800m, Simone Alves nos 5000m e 10000m e nossos corredores da maratona, que vencem o Pan desde 99. Ana Claudia, Bruno Lins, Marilson, Keila, Fabio Gomes brigam também pelo ouro.
Vai ser legal também acompanhar atletas que não conseguiram vaga no mundial, como Ronald Julião e Lucimara Silvestre. Eles vão com tudo para o Pan e, principalmente Lucimara, deverá lutar pelo ouro. Marilson, que optou por não correr o mundial, disputa o Pan nas provas de pista, terá os mexicanos como principais rivais, mas vai atrás do ouro que já lhe escapou quatro vezes.
Pelo que consta no site da CBAt, a competição ainda não valerá para obter índices para a Olimpíada. Isso só poderá ser feito a partir do dia primeiro de janeiro e o índice será uma média da 12ª posição nas últimas três grandes competições, mundiais de 2009 e 2011 e Jogos Olímpicos de 2008.
Repito que acredito que o foco de todos os atletas devia ter sido o mundial. Essa era a competição do ano. Mas não se pode desvalorizar qualquer medalha no Pan, que muitos acreditam não valer nada.
Faltam menos de 50 dias para Guadalajara
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Irei parar por 2 semanas para acompanhar o pan!!!
ResponderExcluirSó uma observação. Acho que Fabiola Molina tem boas chances de ouro no Pan. Ela é geralmente muito regular e só perde se as melhores dos EUA(ou talvez do Canadá) disputarem.
ResponderExcluirGuilherme, os EUA divulgaram a lista dos nadadores que disputarão o Pan. Está aqui:
ResponderExcluirhttp://www.usaswimming.org/_Rainbow/Documents/5adcdb59-d151-4e48-9953-345473c4395a/2011PanAmRoster.pdf
Legal também é comparar os nomes da lista com o resultado do último campeonato nacional deles. Aqui está o link dos resultados:
http://www.swmeets.com/Realtime/LC%20nationals/2011/
Resumindo. O nível do masculino é bem competitivo, porém irregular. Em algumas provas virão os melhores, em outras lá pelo 6º ou 7º.
O time feminino está muito forte. Acredito que apenas a nata da nata dos EUA não participará. Sonho de medalha de ouro para o Brasil fica bem complicado.
Confesso que pensei que eles levariam uma equipe mais fraca. Realmente me surpreendi.