quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quem não se classificou


Faltam exatos 100 dias para os Jogos Olímpicos de Londres. E 1570 para os Jogos Olímpicos de 2016. Por isso, começo hoje também uma outra série no blog "Quem não se classificou". Aquelas equipes ou atletas que infelizmente não vão a Londres, mas que precisamos abrir os olhos para a Olimpíada do Rio pois é lá que eles vão brilhar.

Começo a série com Ana Marcela, da maratona aquática. Com apenas 16 anos, foi quinta colocada na Olimpíada de 2008, muito perto da medalha. Em 2009, se manteve entre as melhores do mundo e, no ano seguinte, foi medalha no mundial de maratonas aquáticas e venceu o circuito mundial da prova de 10km, que é olímpica.

2011 ela foi do inferno ao ceu em menos de uma semana. Na prova de 10km que classificava as 10 primeiras colocadas para Londres, a baiana ficou em 11º. Sem a vaga, sem mais nenhuma chance de ir a Londres na maratona aquática, sua especialidade.
Foi triste...Ela ficou arrasada.

Porém, dias depois se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no mundial de Esportes Aquáticos ao vencer de forma impressionante a prova dos 25km, que dura mais de seis horas.

Em 2012, Ana Marcela parece ter um objetivo diferente das demais atletas, que estão com o foco em Londres. Ela quer ganhar, pela segunda vez, o Circuito Mundial de maratona aquática. Até o momento, ela lidera e, no dia 24, compete em Cancun em mais uma etapa.

A nadadora do Unisanta chegou a cogitar tentar o índice olímpico para a prova dos 800m, a mais longa das piscinas. Ela é uma das melhores do país nessa prova, mas mesmo assim ficaria longe do índice olímpico. A marca mínima para disputar a Olimpíada é 8m32s32 e ela jamais nadou abaixo dos 8m40s.

Ainda há uma expectativa, pequena e até de um certo ponto maldosa. Se alguma das 10 primeiras colocadas no mundial do ano passado se machucar e não poder participar da Olimpíada, Ana Marcela é a primeira reserva.

Ana Marcela terá 24 anos nos Jogos de 2016. Não duvide dela!

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário