segunda-feira, 16 de abril de 2012

Basquete feminino


Uma semana que o basquete feminino está em pauta no Brasil. Tudo bem que a final da Superliga feminina de vôlei escondeu um pouco a final da Liga Nacional de Basquete, mas é uma semana que o basquete feminino chama atenção.

No último fim-de-semana,o Americana garantiu o título da Liga Nacional. No mesmo fim-de-semana, o time de Erika, o Perfurmarias, se classificou para final da Liga Espanhola. Hoje, Damiris foi escolhida pelo Minesotta, o atual campeão da WNBA. Na quinta, sai a convocação da seleção para Olimpíada e, no próximo fim-de-semana, acontece a final da Liga Espanhola.

Vamos começar pela Liga Nacional. Sinceramente, segue com nível baixo, as mesmas equipes de sempre chegando às finais, a pouca cobertura da grande mídia, os mesmos erros de sempre: Afobação, arremessos de 3, passes errados, erros de marcação etc etc..Isso em todas as equipes.

Porém, foi a melhor Liga Nacional. O nível está melhor que o dos últimos anos e algumas meninas começaram a aparecer. O primeiro tempo do primeiro jogo da final entre Americana e Ourinhos foi histórico, o melhor que eu já vi entre times aqui no Brasil. Claro que muitas caras da Liga são as mesmas de sempre: Mamá, Karla, Karen, Carina, Chuca, Kelly, Silvia Gustavo e até Alessandra...Mas também vimos caras novas, que até se destacaram em outros anos, mas não ainda na seleção adulta: Clarissa, Tássia, Babi, Joyce etc etc...

E o que eu fico mais feliz é que o Americana foi campeão. Exatamente o time que tem o melhor projeto de base do Brasil.
Também foi legal na Liga os ginásios cheios no Maranhão, que caiu nas quartas-de-final. As primeiras rodadas, o público passou de cinco mil. Depois caiu um pouco.

Ainda no fim-de-semana, Erika seguiu brilhando na Espanha e ajudou seu time, o Perfumarias, a vencer o Girona e chegar novamente a final da Liga Espanhola. O adversário será o Valencia, da pivô australiana Lauren Jackson. O primeiro jogo da final é sábado.

Hoje, outra notícia boa para o basquete feminino do Brasil. Aliás, talvez a melhor notícia de todas. A jovem pivô Damiris, aquela que nunca jogou uma partida da Liga Nacional adulta, jogava no Jundiaí,foi para Espanha e foi MVP do mundial sub-19 do ano passado, foi escolhida pelo atual campeão, o Minnesota Lynx no draft da WNBA.

E a semana do basquete feminino segue. Quinta-feira, Luiz Claudio Tarallo convoca a seleção para Olimpíada de Londres.

Que a maré siga boa para nossas jogadoras. A espera de Londres...

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário