quarta-feira, 28 de março de 2012

Luta OLímpica


Infelizmente, foi decepcionante a participação brasileira no Pré Olímpico de Lutas, nos EUA, no último fim-de-semana. Até mesmo o presidente da Confederação Brasileira, Pedro Gama Filho, se mostrou muito chateado e até assumiu a culpa do resultado. Se mostrou muito mais triste pela não conquista das vagas do que feliz pelo fato de ter virado vice presidente da Confederação Sul-Americana.

Mas não se pode jogar a toalha, como o próprio presidente disse minutos depois de ver as últimas chances de vaga pelas Américas irem por água a baixo. Ainda tem dois pré olímpicos mundiais que dão, somados, cinco vagas em cada categoria para Olimpíada. Ainda há chances, e boas.

As maiores tristezas foras as meninas que vem conseguindo os melhores resultados nos últimos anos, Aline e Joice. A primeira enfrentou logo na primeira luta a campeã do Pan de Guadalajara, e caiu de novo diante dela. Já Joice pegou uma perigosa equatoriana, entrou como favorita e acabou sucumbindo.

Infelizmente, não consegui ver as lutas, estava viajando. Procurei e achei algumas do youtube e no site da FILA. Confesso que, apesar de não ser perito em Luta Olímpica, não vi erro de arbitragem nos combates das meninas. Vi, infelizmente, ou melhor, felizmente, lutas justas.

O que me deixa realmente triste é que países como Argentina e Equador, que não tem uma Luta Feminina do mesmo nível da brasileira, tenham conquistado vagas e o Brasil não. Susana e Dailane também caíram e ficaram sem vagas, mas a esperança não acabou...

Faltam cinco vagas olímpicas em cada categoria. Agora, o restante do mundo as disputa. Já se classificaram as 6 primeiras do mundial do ano passado, o que deixa o torneio um pouco mais leve. Também já estão em Londres as duas primeiras das Américas. Nos próximos dias serão realizados os pré olímpicos europeus e asiáticos e, dali, saem mais quatro vagas no total em cada categoria.

Aline e Joice tem chances sim, claro. Vão ter de enfrentar algumas das melhores do mundo, mas acredito sinceramente que se classifiquem para Londres. Ainda não tenho certeza se Susana e Dailane vão ao pré olímpico mundial, acho que devem ir de qualquer forma, mesmo com menos chances. No masculino, acho que as chances são um pouco menores, como eram mesmo no Pan. Mas Antoine e Adrian Jaoude estão bem, vão brigar sim.

Por fim, vale lembrar que o Brasil jamais conquistou uma vaga olímpica pelo pré olímpico continental...

Nem tudo está perdido.

Vamos a luta!!!

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. bom ter v. de volta Guilherme; tava fazendo falta.......acho nossa luta um desastre; vi as lutas pelo site; mesmo que na bacia das almas consigamos uma ou duas vaguinhas, quem for vai ver o big-ben e voltar......pena mas não ganham a 1ª luta......

    ResponderExcluir